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1 Que (justificação) diremos, pois, ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne? [Ler]
2 Certamente, se Abraão foi justificado pelas obras (naturais), tem de que se gloriar, mas não junto de Deus. [Ler]
3 Pois, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus, e lhe foi tido em conta para a justiça (Gn. 5, 6). [Ler]
4 Ora ao que trabalha, não se lhe conta o salário como uma graça, mas como uma dívida. [Ler]
5 Porém ao que não opera, mas crê naquele que justifica o impio, a sua fé (lhe) é imputada como justiça. [Ler]
6 Como também David proclama bem-aventurado o homem, a quem Deus atribui justiça independentemente das obras. [Ler]
7 Bem-aventurados aqueles, cujas iniquidades foram perdoadas, e cujos pecados foram cobertos. [Ler]
8 Bem-aventurado o homem, a quem o Senhor não imputou pecado (Ps. 31, 1-2). [Ler]
9 Ora esta bem-aventurança é somente para os circuncidados, ou também para os incircuncidados? Porquanto, dizemos que a fé foi imputada a Abraão como justiça. [Ler]
10 Como lhe foi ela, pois, imputada? Depois da circuncisão, ou antes da circuncisão? Não foi depois da circuncisão, mas antes dela. [Ler]
11 E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça, recebida pela fé antes da circuncisão, a fim de que fosse pai de todos os crentes incircuncisos, para que também a eles lhes seja imputada a justiça (sem ser precisa a circuncisão), [Ler]
12 e seja pai dos circuncisos, daqueles que não têm sòmente a circuncisão, mas, além disso, seguem as pisadas da fé que teve nosso pai Abraão antes de ser circuncidado. [Ler]
13 E assim a promessa a Abraão e à sua posteridade, de que seria herdeiro do mundo, não foi em virtude da lei, mas em virtude da justiça da fé. [Ler]
14 Com efeito, se os (que vêm) da lei é que são os (únicos) herdeiros, é inutil a fé, e sem efeito a promessa. [Ler]
15 Porque a lei produz a ira. Onde, pois, não há lei, não há trangressão. [Ler]
16 Por isso da fé é (que vem) a herança, a fim de que (esta) seja gratuita e certa para toda a posteridade, não sòmente para o que é da lei, mas também para o que é da fé de Abraão, que é pai de todos nós, [Ler]
17 segundo está escrito: Eu te constitui pai de muitas gentes (Gn. 17, 6). Ele é pai, diante de Deus, em quem acreditou, o qual dá vida aos mortos e chama à existência o que não existe. [Ler]
18 Esperando contra toda a esperança, teve fé e tornou-se, por isso, pai de muitas gentes, segundo o que lhe foi dito: Assim será a tua descendência (Gn. 15, 5). [Ler]
19 E, sem vacilar na fé, não considerou nem o seu corpo amortecido, sendo já de quase cem anos, nem o seio de Sara, já sem vida (para conceber). [Ler]
20 Não hesitou nem teve falta de fé, perante a promessa de Deus, mas flrmou-se na fé, dando glória a Deus, [Ler]
21 plenamente convencido de que é poderoso para cumprir tudo o que prometeu. [Ler]
22 Por isso, (isto) lhe foi imputado como justiça. [Ler]
23 Ora não está escrito sòmente por causa dele que lhe foi imputado (como justiça) [Ler]
24 mas tamhém por nós, a quem será imputado, a nós que cremos naquele que ressuscitou doe mortos, Jesus Cristo Nosso Senhor, [Ler]
25 o qual foi entregue pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação. [Ler]

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