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Capítulo 1 Ver capítulo

1 Paulo, servo de Jesus Cristo, escolhido para ser apóstolo, reservado para anunciar o Evange­lho de Deus;* – [Ler]

2 este Evangelho Deus prometera outrora pelos seus profetas na Sagrada Escritura, [Ler]

3 acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Se­nhor, des­cendente de Davi quanto à carne,* [Ler]

4 que, segundo o Espírito de santidade, foi estabelecido Filho de Deus no poder por sua ressurreição dos mortos; [Ler]

5 e do qual temos recebido a graça e o apostolado, a fim de levar, em seu nome, todas as nações pagãs à obediência da fé, [Ler]

6 entre as quais também vós sois os eleitos de Jesus Cristo –, [Ler]

7 a todos os que estão em Roma, queridos de Deus, chamados a serem santos: a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! [Ler]

8 Primeiramente, dou graças a meu Deus, por meio de Jesus Cristo, por todos vós, porque em todo o mundo é preconizada a vossa fé. [Ler]

9 Pois Deus, a quem sirvo em meu espírito, anunciando o Evangelho de seu Filho, me é testemunha de como vos menciono incessantemente em minhas orações. [Ler]

10 A ele suplico, se for de sua vontade, conceder-me finalmente ocasião favorável de vos visitar. [Ler]

11 Desejo ardentemente ver-vos, a fim de comunicar-vos alguma graça espiritual, com que sejais confirmados, [Ler]

12 ou melhor, para me encorajar juntamente convosco naquela vossa e minha fé que nos é comum. [Ler]

13 Pois não quero que igno­reis, irmãos, como muitas vezes me tenho proposto ir ter convosco. (Eu queria recolher algum fruto entre vós, como entre os outros pagãos), mas até agora tenho sido impedido. [Ler]

14 Sou devedor a gregos e a bárbaros, a sábios e a simples.* [Ler]

15 Daí o ardente desejo que eu sinto de vos anunciar o Evangelho também a vós, que habitais em Roma. [Ler]

16 Com efeito, não me envergonho do Evangelho, pois ele é uma força vinda de Deus para a salvação de todo o que crê, ao judeu em primeiro lugar e depois ao grego. [Ler]

17 Porque nele se revela a justiça de Deus, que se obtém pela fé e conduz à fé, como está escrito: O justo viverá pela fé ( [Ler]

18 A ira de Deus se manifesta do alto do céu contra toda a impiedade e perversidade dos homens, que pela injustiça aprisionam a verdade. [Ler]

19 Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o leem em si mesmos, pois Deus lhes revelou com evidência. [Ler]

20 Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. [Ler]

21 Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato. [Ler]

22 Pretendendo-se sábios, tornaram-se estultos. [Ler]

23 Mudaram a majestade de Deus incorruptível em representações e figuras de homem corruptível, de aves, quadrú­pedes e répteis. [Ler]

24 Por isso, Deus os entregou aos desejos dos seus corações, à imun­dície, de modo que desonraram entre si os próprios corpos.* [Ler]

25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura em vez do Criador, que é bendito pelos séculos. Amém! [Ler]

26 Por isso, Deus os entregou a paixões vergonhosas: as suas mu­lheres mudaram as relações natu­rais em relações contra a natureza. [Ler]

27 Do mesmo modo também os homens, deixando o uso natural da mulher, arderam em desejos uns para com os outros, cometendo homens com homens a torpeza, e recebendo em seus corpos a paga devida ao seu desvario. [Ler]

28 Como não se preocupassem em adquirir o conhecimento de Deus, Deus entregou-os aos sentimentos depravados, e daí o seu procedimento indigno. [Ler]

29 São repletos de toda espécie de malícia, perversidade, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade. [Ler]

30 São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, soberbos, altivos, inventores de maldades, rebeldes contra os pais. [Ler]

31 São insensatos, desleais, sem coração, sem misericórdia. [Ler]

32 Apesar de conhecerem o justo decreto de Deus que considera dignos de morte aqueles que fazem tais coisas, não somente as praticam, como também aplaudem os que as cometem. [Ler]

Capítulo 2 Ver capítulo

1 Assim, és inescusável, ó homem, quem quer que sejas, que te arvoras em juiz. Naquilo que julgas a outrem, a ti mesmo te condenas; pois tu, que julgas, fazes as mesmas coisas que eles.* [Ler]

2 Ora, sabemos que o juízo de Deus contra aqueles que fazem tais coisas cor­res­ponde à verdade. [Ler]

3 Tu, ó homem, que julgas os que praticam tais coisas, mas as cometes também, pensas que escaparás ao juízo de Deus? [Ler]

4 Ou desprezas as riquezas da sua bondade, tolerância e longanimidade, desconhecendo que a bondade de Deus te convida ao arrependimento? [Ler]

5 Mas, pela tua obstinação e coração impenitente, vais acumulando ira contra ti, para o dia da cólera e da revelação do justo juízo de Deus, [Ler]

6 que retribuirá a cada um segundo as suas obras: [Ler]

7 a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, buscam a glória, a honra e a imortalidade; [Ler]

8 mas ira e indignação aos contumazes, rebeldes à verdade e seguidores do mal. [Ler]

9 Tribulação e angústia sobrevirão a todo aquele que pratica o mal, primeiro ao judeu e depois ao grego; [Ler]

10 mas glória, honra e paz a todo o que faz o bem, primeiro ao judeu e depois ao grego. [Ler]

11 Porque, dian­te de Deus, não há distinção de pessoas. [Ler]

12 Todos os que sem a Lei peca­ram, sem aplicação da lei perecerão; e quantos pecaram sob o regime da lei, pela Lei serão julgados.* [Ler]

13 Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por justos os que praticam a lei. [Ler]

14 Os pagãos, que não têm a Lei, fazendo naturalmente as coisas que são da Lei, embora não tenham a lei, a si mesmos servem de lei; [Ler]

15 eles mostram que o objeto da lei está gravado nos seus corações, dando-lhes testemunho a sua consciên­cia, bem como os seus raciocínios, com os quais se acusam ou se escusam mutuamente.* [Ler]

16 Isso aparecerá claramente no dia em que, segundo o meu Evangelho, Deus julgar as ações secretas dos homens, por Jesus Cristo. [Ler]

17 Mas tu, que és chamado judeu, e te apoias na lei, e te glorias de teu Deus; [Ler]

18 tu, que conheces a sua vontade, e instruído pela lei sabes aquilatar a diferença das coisas; [Ler]

19 tu, que te ufanas de ser guia dos cegos, luzeiro dos que estão em trevas, [Ler]

20 doutor dos ignorantes, mestre dos simples, porque encontras na lei a regra da ciência e da verdade; [Ler]

21 tu, que ensinas aos outros... não te ensinas a ti mesmo! Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas! [Ler]

22 Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras! Tu, que abominas os ídolos, pi­lhas os seus templos! [Ler]

23 Tu, que te glorias da lei, desonras a Deus pela transgressão da lei! [Ler]

24 Porque assim fala a Escritura: Por vossa causa o nome de Deus é blasfemado entre os pagãos ( [Ler]

25 A circuncisão, em verdade, é proveitosa se guardares a Lei. Mas, se fores transgressor da Lei, serás, com tua circuncisão, um mero incir­cun­ciso. [Ler]

26 Se, portanto, o incircunciso observa os preceitos da lei, não será ele considerado como circunciso, apesar de sua incircuncisão?* [Ler]

27 Ainda mais, o incircunciso de nascimento, cumprindo a lei, te julgará que, com a letra e com a circuncisão, és transgressor da lei. [Ler]

28 Não é verdadeiro judeu o que o é exteriormente, nem verdadeira circuncisão a que aparece exteriormente na carne. [Ler]

29 Mas é judeu o que o é interiormente, e verdadeira circuncisão é a do coração, segundo o espírito da lei, e não segundo a letra. Tal judeu recebe o louvor não dos homens, e sim de Deus. [Ler]

Capítulo 3 Ver capítulo

1 Em que, então, se avantaja o judeu? Ou qual é a utilidade da circuncisão? [Ler]

2 Muita, em todos os aspectos. Principalmente porque lhes foram confiados os oráculos de Deus. [Ler]

3 Mas então! Se alguns deles não foram fiéis, acaso a sua infidelidade destruirá a fidelidade de Deus? [Ler]

4 De modo algum. Porque Deus há de ser reconhecido como veraz, e todo homem como mentiroso, segundo está escrito: Assim, serás reconhecido justo nas tuas palavras e vencerás, quando julgares ( [Ler]

5 Portanto, se a nossa injustiça real­ça a justiça de Deus, que diremos então? Para falar como os homens: não é injusto Deus quando descarrega a sua cólera? [Ler]

6 Certo que não! De outra maneira, como julgaria Deus o mundo? [Ler]

7 Mas, se a verdade de Deus brilha ainda mais para a sua glória por minha mentira, por que serei eu ainda julgado pecador? [Ler]

8 Então, por que não faríamos o mal para que dele venha o bem, expressão que os caluniadores, falsamente, nos atribuem? É justo que estes tais sejam condenados. [Ler]

9 E então? Avantajamo-nos a eles? De maneira alguma. Pois já demonstramos que judeus e gregos estão todos sob o domínio do pecado, como está escrito: [Ler]

10 Não há nenhum justo, não há sequer um. [Ler]

11 Não há um só que tenha inteligência, um só que busque a Deus. [Ler]

12 Extraviaram-se todos e todos se perverteram. Não há quem faça o bem, não há sequer um (Sl 13,lss). [Ler]

13 A sua garganta é um sepulcro aberto; com as suas línguas enganam; veneno de áspide está debaixo dos seus lábios ( [Ler]

14 A sua boca está cheia de maldição e amargor ( [Ler]

15 Os seus pés são velozes para derramar sangue. [Ler]

16 Há destruição e ruína nos seus caminhos, [Ler]

17 e não conhecem o caminho da paz ( [Ler]

18 Não há temor a Deus diante dos seus olhos ( [Ler]

19 Ora, sabemos que tudo o que diz a lei, di-lo aos que estão sujeitos à Lei, para que toda boca fique fechada e que o mundo inteiro seja reconhecido culpado diante de Deus. [Ler]

20 Porquanto pela obser­vância da Lei nenhum homem será justificado diante dele, porque a Lei se limita a dar o conhecimento do pecado. [Ler]

21 Mas, agora, sem o concurso da lei, manifestou-se a justiça de Deus, atestada pela Lei e pelos profetas. [Ler]

22 Esta é a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos os fiéis (pois não há distinção; [Ler]

23 com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus), [Ler]

24 e são justificados gratuitamente por sua graça; tal é a obra da redenção, realizada em Jesus Cristo. [Ler]

25 Deus o destinou para ser, pelo seu sangue, vítima de propiciação mediante a fé. Assim, ele manifesta a sua justiça; porque no tempo de sua paciência, ele havia deixado sem castigo os pecados anteriores.* [Ler]

26 Assim, digo eu, ele manifesta a sua justiça no tempo presente, exercendo a justiça e justificando aquele que tem fé em Jesus. [Ler]

27 Onde está, portanto, o motivo de se gloriar? Foi eliminado. Por qual Lei? Pela das obras? Não, mas pela Lei da fé.* [Ler]

28 Porque julgamos que o homem é justificado pela fé, sem as observâncias da lei. [Ler]

29 Ou Deus só o é dos judeus? Não é também Deus dos pagãos? Sim, ele o é também dos pagãos.* [Ler]

30 Porque não há mais que um só Deus, o qual justificará pela fé os circuncisos e, também pela fé, os incircuncisos. [Ler]

31 Destruímos então a Lei pela fé? De modo algum. Pelo contrário, damos-lhe toda a sua força. [Ler]

Capítulo 4 Ver capítulo

1 Que vantagem diremos, pois, que conseguiu Abraão, nosso pai segundo a carne? [Ler]

2 Porque, se Abraão foi justificado em virtude de sua observância, tem de que se gloriar; mas não diante de Deus. [Ler]

3 Ora, que diz a Escritura? Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado em conta de justiça ( [Ler]

4 Ora, o salário não é gratificação, mas uma dívida ao trabalhador. [Ler]

5 Mas aquele que sem obra alguma crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada em conta de justiça. [Ler]

6 É assim que Davi proclama bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente das obras: [Ler]

7 Bem-aventurados aqueles cujas iniquidades foram perdoadas e cujos pecados foram cobertos! [Ler]

8 Bem-aventurado o homem ao qual o Senhor não imputou o seu pecado ( [Ler]

9 Essa bem-aventurança é somente para os circuncisos, ou também para os incircuncisos? Dizemos, com efeito, que a fé foi imputada a Abraão em conta de justiça. [Ler]

10 Quando lhe foi ela imputada? Depois ou antes de sua circuncisão? Não depois, mas antes de ser circuncidado. [Ler]

11 Depois é que recebeu o sinal da circuncisão, como selo da justiça que tinha obtido pela fé antes de ser circuncidado. E assim se tornou o pai de todos os incircuncisos que creem, a fim de que também a estes seja imputada a justiça.* [Ler]

12 Pai também dos circuncisos, que não só trazem o sinal, mas que acompanham as pegadas da fé que nosso pai Abraão possuía antes de ser circuncidado. [Ler]

13 Com efeito, não foi em virtude da Lei que a promessa de herdar o mundo foi feita a Abraão ou à sua posteridade, mas em virtude da justiça da fé. [Ler]

14 Porque, se a heran­ça é reservada aos observadores da Lei, a fé já não tem razão de ser e a promessa fica sem valor. [Ler]

15 Porquanto a Lei produz a ira; e onde não existe Lei, não há transgressão.* [Ler]

16 Logo, é pela fé que alguém se torna herdeiro. Portanto, gratuitamente; e a promessa é assegurada a toda a posteridade de Abraão, não somente aos que procedem da Lei, mas também aos que possuem a fé de Abraão, que é pai de todos nós. [Ler]

17 Em verdade, está escrito: Eu te constituí pai de muitas nações ( [Ler]

18 Esperando, contra toda a esperança, Abraão teve fé e se tornou pai de muitas nações, segundo o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência ( [Ler]

19 Não vacilou na fé, embora reconhecendo o seu próprio corpo sem vigor – pois tinha quase cem anos – e o seio de Sara igualmente amortecido. [Ler]

20 Ante a promessa de Deus, não vacilou, não desconfiou, mas conservou-se forte na fé e deu glória a Deus. [Ler]

21 Estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir o que prometera. [Ler]

22 Eis por que sua fé lhe foi contada como justiça. [Ler]

23 Ora, não é só para ele que está escrito que a fé lhe foi imputada em conta de justiça. [Ler]

24 É também para nós, pois a nossa fé deve ser-nos imputada igualmente, porque cremos naquele que dos mortos ressuscitou Jesus, nosso Senhor, [Ler]

25 o qual foi entregue por nossos pecados e ressuscitado para a nossa justificação. [Ler]

Capítulo 5 Ver capítulo

1 Justificados, pois, pela fé temos a paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.* [Ler]

2 Por ele é que tivemos acesso a essa graça, na qual estamos firmes, e nos gloria­mos na esperança de possuir um dia a glória de Deus.* [Ler]

3 Não só isso, mas nos gloriamos até das tribulações. Pois sabemos que a tribulação produz a paciência, [Ler]

4 a paciência prova a fidelidade e a fidelidade, comprovada, produz a esperança. [Ler]

5 E a esperança não engana. Porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. [Ler]

6 Com efeito, quando éramos ainda fracos, Cristo a seu tempo morreu pelos ímpios.* [Ler]

7 Com muita dificuldade, a gente aceitaria morrer por um justo, por um homem de bem, quiçá se consentiria em morrer. [Ler]

8 Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. [Ler]

9 Portanto, muito mais agora, que estamos justificados pelo seu sangue, se­remos por ele salvos da ira. [Ler]

10 Se, quando éramos ainda inimigos, fomos recon­ciliados com Deus pela morte de seu Filho, com muito mais razão, estando já reconciliados, seremos salvos por sua vida. [Ler]

11 Ainda mais: nós nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem desde agora temos recebido a reconciliação! [Ler]

12 Por isso, como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim a morte passou a todo o gênero humano, porque todos pecaram... [Ler]

13 De fato, até à Lei, o mal estava no mundo. Mas o mal não é imputado quando não há Lei. [Ler]

14 No entanto, desde Adão até Moisés reinou a morte, mesmo sobre aqueles que não pecaram à imitação da transgressão de Adão (o qual é figura do que havia de vir).* [Ler]

15 Mas, com o dom gratuito, não se dá o mesmo que com a falta. Pois se a falta de um só causou a morte de todos os outros, com muito mais razão o dom de Deus e o benefício da graça obtida por um só homem, Jesus Cristo, foram concedidos copiosamente a todos. [Ler]

16 Nem aconteceu com o dom o mesmo que com as conse­quên­cias do pecado de um só: a falta de um só teve por consequência um veredicto de condenação, ao passo que, depois de muitas ofensas, o dom da graça atrai um juízo de justificação. [Ler]

17 Se pelo pecado de um só homem reinou a morte (por esse único homem), muito mais aqueles que receberam a abundância da graça e o dom da justiça reinarão na vida por um só, que é Jesus Cristo! [Ler]

18 Portanto, como pelo pecado de um só a condenação se estendeu a todos os homens, assim por um único ato de justiça recebem todos os homens a justificação que dá a vida. [Ler]

19 Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos. [Ler]

20 Sobreveio a Lei para que abundasse o pecado. Mas onde abundou o pecado, superabun­dou a graça.* [Ler]

21 Assim como o pecado reinou para a morte, assim também a graça reinaria pela justiça para a vida eterna, por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. [Ler]

Capítulo 6 Ver capítulo

1 Então, que diremos? Per­ma­ne­ceremos no pecado, para que haja abundância da graça? [Ler]

2 De modo algum. Nós, que já morremos ao pecado, como poderíamos ainda viver nele?* [Ler]

3 Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? [Ler]

4 Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova.* [Ler]

5 Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, o seremos igualmente por uma comum ressurreição. [Ler]

6 Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado.* [Ler]

7 (Pois quem morreu, libertado está do pecado.) [Ler]

8 Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele, [Ler]

9 pois sabemos que Cristo, tendo ressurgido dos mortos, já não morre, nem a morte terá mais domínio sobre ele. [Ler]

10 Morto, ele o foi uma vez por todas pelo pecado; porém, está vivo, continua vivo para Deus! [Ler]

11 Portanto, vós também considerai-vos mortos ao pecado, porém vivos para Deus, em Cristo Jesus. [Ler]

12 Não reine, pois, o pecado em vosso corpo mortal, de modo que obedeçais aos seus apetites. [Ler]

13 Nem ofereçais os vossos membros ao pecado, como instrumentos do mal. Oferecei-vos a Deus, como vivos, salvos da morte, para que os vossos membros sejam instrumentos do bem a seu serviço. [Ler]

14 O pecado já não vos dominará, porque agora não estais mais sob a lei, e sim sob a graça. [Ler]

15 Então? Havemos de pecar, pelo fato de não estarmos sob a Lei, mas sob a graça? De modo algum. [Ler]

16 Não sabeis que, quando vos ofereceis a alguém para lhe obedecer, sois escravos daquele a quem obedeceis, quer seja do pecado para a morte, quer da obediência para a justiça? [Ler]

17 Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos. [Ler]

18 E, libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça. [Ler]

19 Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniquidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade. [Ler]

20 Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça. [Ler]

21 Que frutos produzíeis então? Frutos dos quais agora vos envergonhais. O fim deles é a morte. [Ler]

22 Mas agora, libertados do pecado e feitos servos de Deus, tendes por fruto a santidade; e o termo é a vida eterna. [Ler]

23 Porque o salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.* [Ler]

Capítulo 7 Ver capítulo

1 Ignorais, irmãos (falo aos que têm conhecimentos jurídicos), que a Lei só tem domínio sobre o homem durante o tempo que vive?* [Ler]

2 Assim, a mulher casada está sujeita ao marido pela Lei enquanto ele vive; mas, se o marido morrer, fica desobrigada da Lei que a ligava ao marido. [Ler]

3 Por isso, enquanto viver o marido, se se tornar mulher de outro homem, será chamada adúltera. Porém, morrendo o marido, fica desligada da Lei, de maneira que, sem se tornar adúltera, poderá casar-se com outro homem. [Ler]

4 Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a Lei, pelo sacrifício do corpo de Cristo, para pertencerdes a outrem, àquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos frutos para Deus.* [Ler]

5 De fato, quando estávamos na carne, as paixões pecaminosas despertadas pela Lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarmos para a morte. [Ler]

6 Agora, mortos para essa Lei que nos mantinha sujeitos, dela nos temos libertado, e nosso serviço realiza-se conforme a renovação do Espírito e não mais sob a autoridade envelhecida da letra. [Ler]

7 Que diremos, então? Que a Lei é pecado? De modo algum. Mas eu não conheci o pecado senão pela Lei. Porque não teria ideia da concupiscência, se a Lei não dissesse: Não cobiçarás ( [Ler]

8 Foi o pecado, portanto, que, aproveitando-se da ocasião que lhe foi dada pelo preceito, excitou em mim todas as concupiscências; porque, sem a Lei, o pecado estava morto. [Ler]

9 Quando eu estava sem a Lei, eu vivia; mas, sobrevindo o preceito, o pecado recobrou vida, [Ler]

10 e eu morri. Assim o mandamento, que me devia dar a vida, conduziu-me à morte. [Ler]

11 Porque o pecado, aproveitando da ocasião do mandamento, seduziu-me, e por ele me levou à morte. [Ler]

12 Por conseguinte, a Lei é santa e o mandamento é santo, e justo, e bom... [Ler]

13 Então, o que é bom tornou-se causa de morte para mim? Decerto que não. Foi o pecado que, para se mostrar realmente pecado, acarretou para mim a morte por meio do que é bom, a fim de que, pelo mandamento, o pecado se fizesse excessivamente pecaminoso. [Ler]

14 Sabemos, de fato, que a Lei é espiritual, mas eu sou carnal, vendido ao pecado. [Ler]

15 Não entendo, absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço o que aborreço. [Ler]

16 E, se faço o que não quero, reconheço que a Lei é boa. [Ler]

17 Mas, então, não sou eu que o faço, mas o pecado que em mim habita. [Ler]

18 Eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. [Ler]

19 Não faço o bem que quereria, mas o mal que não quero. [Ler]

20 Ora, se faço o que não quero, já não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita. [Ler]

21 Encontro, pois, em mim esta Lei: quando quero fazer o bem, o que se me depara é o mal.* [Ler]

22 Deleito-me na Lei de Deus, no íntimo do meu ser. [Ler]

23 Sinto, porém, nos meus membros outra Lei, que luta contra a Lei do meu espírito e me prende à Lei do pecado, que está nos meus membros. [Ler]

24 Homem infeliz que sou! Quem me livrará deste corpo que me acarreta a morte?... [Ler]

25 Graças sejam dadas a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! [Ler]

26 Assim, pois, de um lado, pelo meu espírito, sou submisso à Lei de Deus; de outro lado, por minha carne, sou escravo da Lei do pecado. [Ler]

Capítulo 8 Ver capítulo

1 De agora em diante, pois, já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Jesus Cristo. [Ler]

2 A Lei do Espírito de Vida me libertou, em Jesus Cristo, da Lei do pecado e da morte.* [Ler]

3 O que era impossível à Lei, visto que a carne a tornava impotente, Deus o fez. Enviando, por causa do pecado, o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, [Ler]

4 a fim de que a justiça, prescrita pela Lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito. [Ler]

5 Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. [Ler]

6 Ora, a aspiração da carne é a morte, enquanto a aspiração do espírito é a vida e a paz. [Ler]

7 Porque o desejo da carne é hostil a Deus, pois a carne não se submete à Lei de Deus, e nem o pode. [Ler]

8 Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus.* [Ler]

9 Vós, porém, não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus habita em vós. Se alguém não possui o Espírito de Cristo, este não é dele. [Ler]

10 Ora, se Cristo está em vós, o corpo, em verdade, está morto pelo pecado, mas o Espírito vive pela justificação.* [Ler]

11 Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós. [Ler]

12 Portanto, irmãos, não somos devedores da carne, para que vivamos segundo a carne. [Ler]

13 De fato, se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras da carne, vivereis, [Ler]

14 pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. [Ler]

15 Porquanto não recebestes um espírito de escravidão para viverdes ainda no temor, mas recebestes o espírito de adoção pelo qual clamamos: Aba! Pai! [Ler]

16 O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus. [Ler]

17 E, se filhos, também herdeiros, herdeiros de Deus e coerdeiros de Cristo, contanto que soframos com ele, para que também com ele sejamos glorificados. [Ler]

18 Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não têm proporção alguma com a glória futura que nos deve ser manifestada. [Ler]

19 Por isso, a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus. [Ler]

20 Pois a criação foi sujeita à vaidade (não voluntariamente, mas por vontade daquele que a sujeitou),* [Ler]

21 todavia, com a esperança de ser também ela libertada do cativeiro da corrupção, para participar da gloriosa liberdade dos filhos de Deus. [Ler]

22 Pois sabemos que toda a criação geme e sofre como que dores de parto até o presente dia. [Ler]

23 Não só ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, gememos em nós mesmos, aguardando a adoção, a redenção do nosso corpo. [Ler]

24 Porque pela esperança é que fomos salvos. Ora, ver o objeto da esperança já não é esperança; porque o que alguém vê, como é que ainda o espera? [Ler]

25 Nós, que esperamos o que não vemos, é em paciência que o aguardamos. [Ler]

26 Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. [Ler]

27 E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus. [Ler]

28 Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os seus desígnios. [Ler]

29 Os que ele distinguiu de antemão, também os predes­tinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que este seja o primogênito entre uma multidão de irmãos. [Ler]

30 E aos que predestinou, também os chamou; e aos que chamou, também os justificou; e aos que justificou, também os glorificou. [Ler]

31 Que diremos depois disso? Se Deus é por nós, quem será contra nós? [Ler]

32 Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou, como não nos dará também com ele todas as coisas? [Ler]

33 Quem poderia acusar os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.* [Ler]

34 Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está à mão direita de Deus, é quem intercede por nós! [Ler]

35 Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação? A angústia? A perseguição? A fome? A nudez? O perigo? A espada?* [Ler]

36 Realmente, está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia inteiro; somos tratados como gado destinado ao matadouro ( [Ler]

37 Mas, em todas essas coisas, somos mais que vencedores pela virtude daquele que nos amou. [Ler]

38 Pois estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem o presente, nem o futuro, nem as potestades, [Ler]

39 nem as alturas, nem os abismos, nem outra qualquer criatura nos poderá apartar do amor que Deus nos testemunha em Cristo Jesus, nosso Senhor. [Ler]

Capítulo 9 Ver capítulo

1 Digo a verdade em Jesus Cristo, não minto; a minha consciência me dá testemunho pelo Espírito Santo: [Ler]

2 sinto grande pesar, incessante amargura no coração. [Ler]

3 Porque eu mesmo desejaria ser reprovado, separado de Cristo, por amor de meus irmãos, que são do mesmo sangue que eu, segundo a carne. [Ler]

4 Eles são os israelitas; a eles foram dadas a adoção, a glória, as alianças, a Lei, o culto, as promes­sas* [Ler]

5 e os patriarcas; deles des­cende Cristo, segundo a carne, o qual é, sobre todas as coisas, Deus bendito para sempre. Amém. [Ler]

6 Não quer dizer, porém, que a Palavra de Deus tenha falhado. Porque nem todos os que descendem de Israel são verdadeiros israelitas,* [Ler]

7 como nem todos os descendentes de Abraão são filhos de Abraão; mas: É em Isaac que terás uma des­cendência que trará o teu nome ( [Ler]

8 Isto é, não são os filhos da carne que são filhos de Deus, mas os filhos da promessa é que serão considerados como descendentes. [Ler]

9 Realmente, a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho ( [Ler]

10 E não somente ela, senão também Rebeca, que concebeu (dois filhos) de um só homem, Isaac, nosso patriar­ca. [Ler]

11 Antes mesmo que fossem nascidos, e antes que tivessem feito bem ou mal algum (para que fosse confirmada a liberdade da escolha de Deus, [Ler]

12 que depende não das obras, mas daquele que chama), foi dito a Rebeca: O mais velho servirá o mais moço ( [Ler]

13 Como está escrito: Amei Jacó, porém aborreci Esaú ( [Ler]

14 Que diremos, pois? Haverá injustiça em Deus? De modo algum! [Ler]

15 Porque ele disse a Moisés: Farei misericórdia a quem eu fizer miseri­córdia; terei compaixão de quem eu tiver compaixão ( [Ler]

16 Dessa forma, a escolha não depende daquele que quer, nem daquele que corre, mas da misericórdia de Deus. [Ler]

17 Por isso, diz a Escritura ao faraó: Eis o motivo por que te suscitei, para mostrar em ti o meu poder e para que se anuncie o meu nome por toda a terra ( [Ler]

18 Portanto, ele tem misericórdia de quem quer, e endurece a quem quer.* [Ler]

19 Tu me dirás talvez: “Por que ele ainda se queixa? Quem pode resistir à sua vontade?”. [Ler]

20 Mas quem és tu, ó homem, para contestar a Deus? Porventura o vaso de barro diz ao oleiro: “Por que me fizeste assim?”. [Ler]

21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro para fazer da mesma massa um vaso de uso nobre e outro de uso vulgar? [Ler]

22 (Onde, então, está a injustiça) em ter Deus, para mostrar a sua ira e manifestar o seu poder, suportado com muita paciência os objetos de ira preparados para a perdição,* [Ler]

23 mostrando as riquezas da sua glória para com os objetos de misericórdia que, de antemão, preparou para a glória? [Ler]

24 (Esses somos nós, que ele chamou não só dentre os judeus, mas também dentre os pagãos.) É o que ele diz em Oseias: [Ler]

25 Chamarei meu povo ao que não era meu povo, e amada a que não era amada. [Ler]

26 E no lugar mesmo em que lhes foi dito: Vós não sois meu povo, ali serão chamados filhos de Deus vivo ( [Ler]

27 A respeito de Israel, exclama Isaías: Ainda que o número de filhos de Israel fosse como a areia do mar, só um resto será salvo; [Ler]

28 porque o Senhor realizará plenamente e prontamente a sua palavra sobre a terra (10,22s). [Ler]

29 E ainda como predisse Isaías: Se o Senhor dos exércitos não nos tivesse deixado um rebento, ficaríamos como Sodoma, seríamos como Gomorra ( [Ler]

30 Então, que diremos? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justificação, a que vem da fé, [Ler]

31 ao passo que Israel, que procurava uma Lei que desse a justificação, não a encontrou. [Ler]

32 Por quê? Porque Israel a buscava como fruto não da fé, e sim das obras. E tropeçou na pedra do escândalo, [Ler]

33 como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de escândalo, um rochedo que faz cair; quem nele crer não será confundido ( [Ler]

Capítulo 10 Ver capítulo

1 Irmãos, o desejo do meu coração e a súplica que dirijo a Deus por eles são para que se salvem. [Ler]

2 Pois lhes dou testemunho de que têm zelo por Deus, mas um zelo sem discerni­mento. [Ler]

3 Desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus. [Ler]

4 Porque Cristo é o fim da Lei, para justificar todo aquele que crê. [Ler]

5 Ora, Moisés escreve da justiça que vem da Lei: O homem que a praticar viverá por ela ( [Ler]

6 Mas a justiça que vem da fé diz assim: “Não digas em teu coração: ‘Quem subirá ao céu?’. Isto é, para trazer do alto o Cristo;* [Ler]

7 ou: ‘Quem descerá ao abismo?’. Isto é, para fazer voltar Cristo dentre os mortos”. [Ler]

8 Que diz ela, afinal? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração ( [Ler]

9 Portanto, se com tua boca confessares que Jesus é o Senhor, e se em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. [Ler]

10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. [Ler]

11 A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido ( [Ler]

12 Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, [Ler]

13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo ( [Ler]

14 Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? [Ler]

15 E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas-novas ( [Ler]

16 Mas não são todos que pres­taram ouvido à Boa-Nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acredi­tou na nossa pregação ( [Ler]

17 Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo.* [Ler]

18 Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras ( [Ler]

19 E pergunto ainda: Acaso Israel não o compreendeu? Já Moisés lhes havia dito: Eu vos despertarei ciúmes com um povo que não merece este nome; eu vos provocarei a ira contra uma nação insensata ( [Ler]

20 E Isaías se abalança a dizer: Fui achado pelos que não me buscavam; manifestei-me aos que não perguntavam por mim ( [Ler]

21 Ao passo que a res­peito de Israel, ele diz: Todo o dia estendi as minhas mãos a um povo desobediente e teimoso ( [Ler]

Capítulo 11 Ver capítulo

1 Pergunto, então: Acaso rejeitou Deus o seu povo? De maneira alguma. Pois eu mesmo sou israelita, descendente de Abraão, da tribo de Benjamim. [Ler]

2 Deus não repeliu o seu povo, que ele de antemão distinguiu! Desconheceis o que narra a Escritura, no episódio de Elias, quando este se queixava de Israel a Deus: [Ler]

3 Senhor, mataram vossos profetas, destruíram vossos altares. Fiquei apenas eu, e ainda procuram tirar-me a vida ( [Ler]

4 Que lhe respondeu a voz divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram o joelho diante de Baal ( [Ler]

5 É o que continua a acontecer no tempo presente: subsiste um resto, segundo a eleição da graça. [Ler]

6 E se é pela graça, já não o é pelas obras; de outra maneira, a graça cessaria de ser graça. [Ler]

7 Consequência? Que Israel não conseguiu o que procura. Os escolhidos, estes sim, o conseguiram. Quanto aos mais, foram obcecados, [Ler]

8 como está escrito: Deus lhes deu um espírito de torpor, olhos para que não vejam e ouvidos para que não ouçam, até o dia presente ( [Ler]

9 Davi também o diz: A mesa se lhes torne em laço, em armadilha, em ocasião de tropeço, em justo castigo! [Ler]

10 A vista se lhes obscureça para não verem! Dobra-lhes o espinhaço sem cessar ( [Ler]

11 Pergunto ainda: Tropeçaram acaso para cair? De modo algum. Mas sua queda, tornando a salvação acessível aos pagãos, incitou-os à emulação. [Ler]

12 Ora, se o seu pecado ocasionou a riqueza do mundo, e a sua decadência a riqueza dos pagãos, que não fará a sua conversão em massa?! [Ler]

13 Declaro-o a vós, homens de origem pagã: como apóstolo dos pagãos, eu procuro honrar o meu ministério, [Ler]

14 com o intuito de, eventualmente, excitar à emulação os homens da minha raça e salvar alguns deles.* [Ler]

15 Porque, se de sua rejeição resultou a reconcilia­ção do mundo, qual será o efeito de sua reintegração, senão uma ressurreição dentre os mortos? [Ler]

16 Se as primícias são santas, também a massa o é; e se a raiz é santa, os ramos também o são. [Ler]

17 Se alguns dos ramos foram cortados, e se tu, oliveira selvagem, foste enxer­tada em seu lugar e agora recebes seiva da raiz da oliveira,* [Ler]

18 não te envaideças nem menosprezes os ramos. Pois, se te gloriares, sabe que não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti. [Ler]

19 Dirás, talvez: “Os ramos foram cortados para que eu fosse enxertada”. [Ler]

20 Sem dúvida! É pela incredulidade que foram cortados, ao passo que tu é pela fé que estás firme. Não te ensoberbeças, antes, teme. [Ler]

21 Se Deus não poupou os ramos naturais, bem poderá não poupar a ti. [Ler]

22 Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, bondade para contigo, suposto que permaneças fiel a essa bondade; do contrário, também tu serás cortada. [Ler]

23 E eles, se não persistirem na incredulidade, serão enxertados; pois Deus é poderoso para enxertá-los de novo. [Ler]

24 Se tu, cortada da oliveira de natureza selvagem, contra a tua natureza foste enxertada em boa oliveira, quanto mais eles, que são naturais, poderão ser enxertados na sua própria oliveira! [Ler]

25 Não quero, irmãos, que igno­reis este mistério, para que não vos gabeis de vossa sabedoria: esta cegueira de uma parte de Israel só durará até que haja entrado a totalidade dos pagãos. [Ler]

26 Então, Israel em peso será salvo, como está escrito: Virá de Sião o libertador, apartará de Jacó a impiedade. [Ler]

27 E esta será a minha alian­ça com eles, quando eu tirar os seus pecados ( [Ler]

28 Se, quanto ao Evangelho, eles são inimigos de Deus, para proveito vosso, quanto à eleição eles são muito queridos por causa de seus pais.* [Ler]

29 Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis. [Ler]

30 Assim como vós antes fostes desobedientes a Deus, e agora obtivestes misericórdia com a deso­bediência deles, [Ler]

31 assim eles são incrédulos agora, em consequência da misericórdia feita a vós, para que eles também mais tarde alcancem, por sua vez, a misericórdia. [Ler]

32 Deus encerrou a todos esses homens na desobediência para usar com todos de misericórdia. [Ler]

33 Ó abismo de riqueza, de sabedoria e de ciência em Deus! Quão impenetráveis são os seus juízos e inexploráveis os seus caminhos! [Ler]

34 Quem pode compreender o pensamento do Se­nhor? Quem jamais foi o seu conselheiro?* [Ler]

35 Quem lhe deu primeiro, para que lhe seja retribuído?* [Ler]

36 Dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele a glória por toda a eternidade! Amém. [Ler]

Capítulo 12 Ver capítulo

1 Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a ofere­cerdes vossos corpos em sacri­fício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual. [Ler]

2 Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito. [Ler]

3 Em virtude da graça que me foi dada, recomendo a todos e a cada um: não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto, de acordo com o grau de fé que Deus lhes distribuiu.* [Ler]

4 Pois, como em um só corpo temos muitos membros e cada um dos nossos membros tem diferente função, [Ler]

5 assim nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo em Cristo, e cada um de nós é membro um do outro. [Ler]

6 Temos dons diferentes, conforme a graça que nos foi conferida. Aquele que tem o dom da profecia, exerça-o conforme a fé. [Ler]

7 Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. Se tem o dom de ensinar, que ensine; [Ler]

8 o dom de exortar, que exorte; aquele que distribui as esmolas, faça-o com simplicidade; aquele que preside, presida com zelo; aquele que exerce a misericórdia, que o faça com afabilidade. [Ler]

9 Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. [Ler]

10 Amai-vos mu­tuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. [Ler]

11 Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. [Ler]

12 Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. [Ler]

13 Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. [Ler]

14 Abençoai os que vos perse­guem; abençoai-os, e não os prague­jeis. [Ler]

15 Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. [Ler]

16 Vivei em boa harmonia uns com os ou­tros. Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos. [Ler]

17 Não pagueis a ninguém o mal com o mal. Aplicai-vos a fazer o bem diante de todos os homens. [Ler]

18 Se for possível, quanto depender de vós, vivei em paz com todos os homens. [Ler]

19 Não vos vingueis uns dos outros, caríssimos, mas deixai agir a ira de Deus, porque está escrito: A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor ( [Ler]

20 Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber. Procedendo assim, amontoarás carvões em brasa sobre a sua cabeça ( [Ler]

21 Não te deixes vencer pelo mal, mas triunfa do mal com o bem. [Ler]

Capítulo 13 Ver capítulo

1 Cada qual seja submisso às autoridades constituídas, porque não há autoridade que não venha de Deus; as que existem foram instituídas por Deus. [Ler]

2 Assim, aquele que resiste à autoridade opõe-se à ordem estabe­lecida por Deus; e os que a ela se opõem atraem sobre si a condenação. [Ler]

3 Em verdade, as autoridades ins­piram temor, não porém a quem pratica o bem, e sim a quem faz o mal! Queres não ter o que temer a autoridade? Faze o bem e terás o seu louvor. [Ler]

4 Porque ela é instrumento de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, porque não é sem razão que leva a espada: é ministro de Deus, para fazer justiça e para exercer a ira contra aquele que pratica o mal. [Ler]

5 Portanto, é necessário submeter-se, não somente por temor do castigo, mas também por dever de consciência. [Ler]

6 É também por essa razão que pagais os impostos, pois os magis­trados são ministros de Deus, quando exercem pontualmente esse ofício. [Ler]

7 Pagai a cada um o que lhe compete: o imposto, a quem deveis o imposto; o tributo, a quem deveis o tributo; o temor e o respeito, a quem deveis o temor e o respeito. [Ler]

8 A ninguém fiqueis devendo coi­sa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a Lei. [Ler]

9 Pois os preceitos: Não cometerás adultério, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e ainda outros mandamentos que existam, eles se resumem nestas palavras: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.* [Ler]

10 A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é o pleno cumprimento da Lei. [Ler]

11 Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé.* [Ler]

12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. [Ler]

13 Com­por­temo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. [Ler]

14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.* [Ler]

Capítulo 14 Ver capítulo

1 Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir as suas opiniões.* [Ler]

2 Um crê poder comer de tudo; outro, que é fraco, só come legumes. [Ler]

3 Quem come de tudo não despreze aquele que não come. Quem não come não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe do mesmo modo. [Ler]

4 Quem és tu, para julgares o servo de outros? Que esteja firme, ou caia, isto é lá com o seu se­nhor. Mas ele estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar. [Ler]

5 Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua convicção.* [Ler]

6 Quem distingue o dia, age assim pelo Senhor. Quem come de tudo o faz pelo Senhor, porque dá graças a Deus. E quem não come, abstém-se pelo Senhor, e igualmente dá graças a Deus. [Ler]

7 Nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si. [Ler]

8 Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Se­nhor. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor. [Ler]

9 Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos. [Ler]

10 Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que des­prezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus. [Ler]

11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus ( [Ler]

12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. [Ler]

13 Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço dian­te do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda. [Ler]

14 Sei, estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura. [Ler]

15 Ora, se por uma questão de comida entristeces o teu irmão, já não vives segundo a caridade. Pela comida não causes a perdição daquele por quem Cristo morreu!* [Ler]

16 Não venha a tornar-se objeto de calúnia a tua vantagem. [Ler]

17 O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo. [Ler]

18 Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens. [Ler]

19 Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação. [Ler]

20 Não destruas a obra de Deus por questão de comida. Todas as coisas, em verdade, são puras, mas o que é mau para um homem é o fato de comer provocando um escândalo. [Ler]

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem outra coisa que para teu irmão possa ser uma ocasião de queda. [Ler]

22 Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no ato a que se decide. [Ler]

23 Mas, aquele que come apesar de suas dúvidas, condena-se, por não se guiar pela convicção. Tudo o que não procede da convicção é pecado. [Ler]

Capítulo 15 Ver capítulo

1 Nós, que somos os fortes, devemos suportar as fraquezas dos que são fracos, e não agir a nosso modo.* [Ler]

2 Cada um de vós procure contentar o próximo, para seu bem e sua edificação. [Ler]

3 Cristo não se agradou a si mesmo; pelo contrário, como está escrito: Os insultos dos que vos ultrajam caíram sobre mim ( [Ler]

4 Ora, tudo quanto outrora foi escrito, foi escrito para a nossa instrução, a fim de que, pela perseverança e pela consolação que dão as Escrituras, tenhamos esperança. [Ler]

5 O Deus da perseve­rança e da consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Jesus Cristo, [Ler]

6 para que, com um só coração e uma só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. [Ler]

7 Por isso, acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória de Deus. [Ler]

8 Pois asseguro que Cristo exerceu seu ministério entre os circuncisos para manifestar a veracidade de Deus pela realização das promessas feitas aos patriarcas. [Ler]

9 Quanto aos pagãos, eles só glorificam a Deus em razão de sua misericórdia, como está escrito: Por isso, eu vos louvarei entre as nações e cantarei louvores ao vosso nome ( [Ler]

10 Noutro lugar diz: Alegrai-vos, nações, com o seu povo ( [Ler]

11 E ainda diz: Louvai ao Senhor, nações todas, e glorificai-o todos os povos ( [Ler]

12 Isaías também diz: Da raiz de Jessé surgirá um rebento que governará as nações; nele esperarão as nações ( [Ler]

13 O Deus da esperança vos en­cha de toda a alegria e de toda a paz na vossa fé, para que pela virtude do Espírito Santo transbordeis de esperança! [Ler]

14 Estou pessoalmente convencido, meus irmãos, de que estais cheios de bondade, cheios de um perfeito conhecimento, capazes de vos admoestar uns aos outros. [Ler]

15 Se, em parte, vos escrevi com particular liberdade, foi para relem­brar-vos. E o fiz em virtude da graça que me foi dada por Deus, [Ler]

16 de ser o ministro de Jesus Cristo entre os pagãos, exercendo a função sagrada do Evangelho de Deus. E isso para que os pagãos, santificados pelo Espírito Santo, lhe sejam uma oferta agradável. [Ler]

17 Tenho motivo de gloriar-me em Jesus Cristo, no que diz respeito ao serviço de Deus. [Ler]

18 Porque não ousaria mencionar ação alguma que Cristo não houvesse rea­lizado por meu ministério, para levar os pagãos a aceitar o Evangelho, pela palavra e pela ação, [Ler]

19 pelo poder dos milagres e prodígios, pela virtude do Espírito. De maneira que tenho divulgado o Evangelho de Cristo desde Jerusalém e suas terras vizinhas até a Ilíria. [Ler]

20 E me empenhei por anunciar o Evangelho onde ainda não havia sido anunciado o nome de Cristo, pois não queria edificar sobre fundamento lançado por outro. [Ler]

21 Fiz bem assim como está escrito: Irão vê-la aqueles aos quais ainda não tinha sido anunciado; chegarão a conhecê-lo aqueles que dele ainda não tinham ouvido falar ( [Ler]

22 Foi isso o que muitas vezes me impediu de ir ter convosco. [Ler]

23 Mas, agora, já não tenho com que me ocupar nestas terras; e como há muitos anos tenho saudades de vós, [Ler]

24 espero ver-vos de passagem, quando eu for à Espanha. Espero também ser por vós conduzido até lá, depois que tiver satisfeito, ao menos em parte, o meu desejo de estar convosco. [Ler]

25 Mas no momento vou a Jerusalém para ajuda dos irmãos. [Ler]

26 A Macedônia e a Acaia houveram por bem fazer uma coleta para os irmãos de Jerusalém que se acham em pobre­za. [Ler]

27 Houveram-no por bem; aliás, o devem a eles, pois se os pagãos têm parte nos bens espirituais dos judeus, devem por sua vez assisti-los com os bens materiais. [Ler]

28 Logo que eu tiver desempenhado essa incumbência, e lhes tiver feito entrega fiel dessa coleta, irei à Espanha, passando por vós. [Ler]

29 E sei que, quando for ter convosco, irei com todas as riquezas das bênçãos de Cristo. [Ler]

30 Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo e em nome da caridade que é dada pelo Espírito, combatei comigo, dirigindo vossas orações a Deus por mim, [Ler]

31 para que eu escape dos infiéis que estão na Judeia e para que o auxílio que levo a Jerusalém seja bem acolhido pelos irmãos. [Ler]

32 Então, poderei ir ver-vos com alegria e, se for a vontade de Deus, encontrar no vosso meio algum repouso. [Ler]

33 E o Deus da paz esteja com todos vós. Amém. [Ler]

Capítulo 16 Ver capítulo

1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cên­cris,* [Ler]

2 para que a recebais no Senhor, de um modo digno dos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós venha a precisar; porque ela tem ajudado a muitos e também a mim. [Ler]

3 Saudai Prisca e Áquila, meus coope­radores em Cristo Jesus; [Ler]

4 pela minha vida eles expuseram as suas cabeças. E isso lhes agradeço, não só eu, mas também todas as igrejas dos gentios. [Ler]

5 Saudai também a comunidade que se reúne em sua casa.* Saudai o meu querido Epêneto, que foi as primícias da Ásia para Cristo. [Ler]

6 Saudai Maria, que muito trabalhou por vós. [Ler]

7 Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, os quais são muito estimados entre os apóstolos e se tornaram discípulos de Cristo antes de mim.* [Ler]

8 Saudai Ampliato, amicíssimo meu no Senhor. [Ler]

9 Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo Jesus, e o meu amigo Estáquis. [Ler]

10 Saudai Apeles, provado em Cristo. Saudai aqueles que são da casa de Aristóbulo. [Ler]

11 Saudai Herodião, meu parente. Saudai os que são da família de Narciso, que estão no Senhor. [Ler]

12 Saudai Trifena e Trifosa, que trabalham para o Senhor. Saudai a estimada Pérside, que muito trabalhou para o Senhor. [Ler]

13 Saudai Rufo, esco­lhido no Senhor, e sua mãe, que considero como minha.* [Ler]

14 Saudai Asíncrito, Flegonte, Hermes, Pátro­bas, Hermas e os irmãos que estão com eles. [Ler]

15 Saudai Filólogo e Júlia, Nereu e sua irmã, Olímpio e todos os irmãos que estão com eles. [Ler]

16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam. [Ler]

17 Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da doutrina que recebestes. Evitai-os! [Ler]

18 Esses tais não servem a Cristo, nosso Senhor, mas ao próprio ventre. E com palavras adocicadas e linguagem lisonjeira, enganam os corações simples. [Ler]

19 A vossa obediência se tornou notória em toda parte, razão por que eu me alegro a vosso respeito. Mas quero que sejais prudentes no tocante ao bem, e simples no tocante ao mal. [Ler]

20 O Deus da paz em breve não tardará a esmagar Satanás debaixo dos vossos pés. A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco! [Ler]

21 Saúdam-vos Timóteo, meu cooperador, Lúcio, Jasão e Sosípatro, meus parentes. [Ler]

22 Eu, Tércio, que escrevi esta carta, vos saúdo no Senhor. [Ler]

23 Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de toda a Igreja. [Ler]

24 Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e Quarto, nosso irmão. [Ler]

25 Àquele que é poderoso para vos confirmar, segundo o meu Evangelho, na pregação de Jesus Cristo – conforme a revelação do mis­tério, guardado em segredo durante séculos, [Ler]

26 mas agora manifestado por ordem do eterno Deus e, por meio das Escrituras proféticas, dado a conhecer a todas as nações, a fim de levá-las à obediência da fé –, [Ler]

27 a Deus, único, sábio, por Jesus Cristo, glória por toda a eternidade! Amém. [Ler]

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